Adega

Concluiu-se com enorme sucesso a reabilitação dos antigos lagares e armazéns da Quinta da Furada para se poder vinificar os vinhos do Douro e os vinhos do Porto em Adega própria.

As obras de restauro decorreram a um bom ritmo o que levou a que a vinificação na própria Quinta tenha acontecido já na vindima deste ano e assim se repetirá nos próximos anos.

Todos os pormenores, requintes e conceitos da metodologia antiga de fazer vinho foram conservados, apenas o sistema de frio constitui a grande novidade.

As fotos dos trabalhos de Adega serão disponibilizadas durante o ano no nosso site, Facebook e Instagram e será integrada nas nossas concorridas visitas à Quinta da Furada, com as respectivas provas dos nossos vinhos em estágio.

Relíquias do passado da Adega da Quinta

Estátua de José vitorino Damásio no jardim junto à Rua Diogo Botelho

A Fundição do Bolhão por sua vez foi uma das mais importantes fundições do Século XIX, fundada em 1847.

Joaquim Ribeiro Faria Guimarães (1807-1879) um importante empresário oitocentista da cidade, era o proprietário e geria a célebre Fundição do Bolhão, que tinha as suas instalações junto ao mercado do mesmo nome e tinha sido fundada pelo seu pai, Joaquim António da Silva Guimarães.

Criou, em 1857, a Fábrica de Lanifícios do Lordelo e era ainda proprietário de uma tipografia onde se fazia a impressão de vários periódicos (O Athleta, A Coallisão e O Nacional), tendo desempenhado cargos de presidência em várias instituições oficiais e parlamentares. Foi vice-presidente da Câmara Municipal do Porto.

Os seus biógrafos dizem que foi um grande benemérito da cidade. Sabe-se que incluiu a comissão de cidadãos portuenses que, em 1854, pugnou pela instalação do Asilo de Mendicidade na antiga Praça da Alegria e, nessa qualidade, ofereceu gratuitamente todos os tubos de ferro que foram necessários para encanar a água desde a fonte da Rua das Fontainhas até aquele Asilo.

Faria Guimarães conjuntamente com Vitorino Damásio como director técnico da fundição introduziram a indústria do fabrico da louça de ferro fundido esmaltada e estanhada a banho, na Fundição do Bolhão.

Em 1849, Vitorino Damásio encabeçou um movimento de que fazia parte também Faria Guimarães que levou à criação da Associação Industrial Portuense, hoje Associação Empresarial de Portugal, da qual foi, mais tarde, o seu terceiro presidente.

Por sua vez entre 1852 e 1854, Faria Guimarães seria o primeiro presidente da Associação Industrial Portuense”.

Com a devida vénia a Francisco Queiroz in Subsídios Para a História das Fábricas de Fundição do Porto do Séc. XIX

“A fundição do BOLHÃO está localisada no centro da cidade, na rua sobranceira ao mercado d'este nome, e consiste n'um recinto vasto mas baixo onde estão congregadas todas as oficinas. O machinismo é em geral velho e de typos em grande parte já substituídos na industria. Tem duas caldeiras tubulares desenvolvendo 12 cavallos de forca cada uma, trabalhando aiternadamente, e alimentando a machina motriz fixa, d'um cylindro vertical, construida na fabrica VULCANO de Lisboa e comprada já em segunda mão em 1857. O BOLHÃO tem como indústrias accessorias a serração de madeira e o fabrico de tubos de chumbo; espécies que serão estudadas, com os outros elementos dessas indústrias nos seus respectivos lugares. No BOLHÃO, sob a administração dos indutriaes, a direcção está a cargo de João de Sousa Soares, discípulo do Instituto Industrial do Porto, ex-operario do Ouro, e que está ao serviço do BOLHÃO desde 1871”

 

In Relatório do Inquérito Industrial de 1881

Pormenor do gradeamento do hospital

Vitorino Damásio viria a ser o fundador das Escolas Industriais de Lisboa e no Porto.

Devido à simpatia de que desfrutava junto do Duque de Saldanha, Vitorino começa a passar longas temporadas em Lisboa, em missões governamentais e na direcção da Escola Industrial da capital.

Em 1865 a Fundição do Bolhão é já propriedade de Costa Basto & Irmão e passará em 1880 a Costa Basto & Cª.

Desde 1871 a fábrica passa a ser dirigida por João de Sousa Soares, antigo funcionário da fundição do Ouro.

Em 1881 a fábrica tinha máquinas obsoletas e não conseguia produzir peças de louça de qualidade. Tinha ainda instalações de serração de madeiras e fabrico de tubos de chumbo.

Entre 1890 e 1920 a fábrica vai ter grande sucesso no fabrico de portões de luxo e gradeamentos.

Por curiosidade se aponta que todo o gradeamento exterior e dos jardins interiores do Hospital Conde de Ferreira, bem como os seus inúmeros portões, foram executados pela fundição do Bolhão. 

O mercado do Bolhão, vista aérea de c. 1930

Na foto acima em frente à entrada Norte do mercado do Bolhão (no canto superior direito) vê-se o terreno fruto da demolição da Estamparia do Bolhão e à esquerda o edifício da Fundição do Bolhão, que seria demolido para dar lugar ao troço da Rua de Sá da Bandeira entre a Rua de Fernandes Tomás e a Rua de Gonçalo Cristovão, e ao Palácio do Comércio. 

Aspecto do interior da Fundição do Bolhão, sita na Rua Fernandes Tomás, nº 352, quando era propriedade de Costa Basto & Cª – Fonte: cartão comercial

Retirado do Blog Porto de Antanho

Long Life to Douro Valley!

Termos e condições
ASPETOS GERAIS
A utilização do Site atribui automaticamente a condição de Utilizador e implica a aceitação, plena e sem reservas, de todas as disposições incluídas nos Termos e Condições, na versão vigente em cada momento em que acede ao Site. Se não aceitar integralmente qualquer uma das condições estabelecidas, não deverá aceder/utilizar o nosso Site. Ao consultar, utilizar ou descarregar o conteúdo do Site, está a comprometer-se a respeitar as condições estabelecidas neste documento.
O Utilizador poderá utilizar o Site, sem necessidade de qualquer registo. No entanto, algumas das funcionalidades do Site poderão encontrar-se dependentes de registo.


FUNCIONALIDADES DO SITE


Utilizador Registado

De forma a aceder a mais funcionalidades, o Utilizador poderá registar-se no Site.
O Utilizador deve preencher um formulário, no qual, para além de elementos opcionais, deverá indicar obrigatoriamente os seguintes dados:
- Primeiro e último nome;
- Endereço de correio eletrónico;
- Palavra-chave.

Toda a informação prestada pelo Utilizador deverá ser correta e verdadeira. O Utilizador deve atualizar a informação facultada, sempre que esta sofra quaisquer alterações. O Utilizador responsabiliza-se exclusivamente por quaisquer declarações falsas, incompletas ou incorretas que preste e pelos prejuízos que estas possam provocar à empresa ou a terceiros, com a informação que faculte.
Não seremos responsáveis por eventuais danos decorrentes do uso indevido ou negligente da palavra-chave definida pelo Utilizador para acesso à sua conta. O Utilizador deverá assegurar a confidencialidade da respetiva palavra-chave.

Funcionalidades da Conta
O Utilizador Registado terá acesso a uma área pessoal, com os dados que tiver indicado no momento do registo.
Através do registo, o Utilizador poderá aceder aos dados da sua conta e proceder à sua alteração ou eliminação definitiva. Pode consultar as suas encomendas, devoluções e comunicações com a empresa.

Catálogo de Produtos (Loja online)
No Site encontram-se disponíveis os produtos comercializados pela Duarte Nuno Alegre de Sousa Oliveira com sede Rua do Ouro, 108, hab. 5.7 4150-552 Porto, com o NIF 218869517. A informação sobre os produtos apresentada no Site destina-se apenas a fornecer um breve resumo informativo para melhor conveniência e informação do visitante.
Tomamos todas as providências para garantir que as informações e os dados contidos no Site são precisos e atualizados, aquando da sua introdução no mesmo. No entanto, não é garantida a atualização ou correção destas informações. Não damos qualquer garantia, expressa ou implícita, quanto à exatidão ou integridade de qualquer informação (incluindo informação sobre bens e serviços) incluída no Site.
Reservamos o direito de alterar, apagar ou mover qualquer informação no Site, a qualquer momento, sem aviso prévio.

Os Utilizadores aceitam e reconhecem expressamente que:
- As fotografias apresentadas no Site têm caráter meramente ilustrativo, devendo os Utilizadores consultar informação detalhada sobre os produtos e as respetivas caraterísticas/especificações;
- O preço exposto é o preço recomendado, podendo, contudo, existir erros ortográficos aos quais não podemos garantir o fornecimento caso seja essa a situação;
- Faremos todos os esforços razoáveis para incluir informação exata e atualizada sobre os produtos no Site. Não obstante, não o podemos garantir;
- Não garantimos a existência em stock dos artigos incluídos no Site, nem tão pouco assumimos a responsabilidade por artigos descontinuados.


DADOS PESSOAIS E SEGURANÇA DE DADOS
Por favor consulte a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies.


PROPRIEDADE INTELECTUAL
Salvo disposição em contrário, os conteúdos do site, texto, gráficos, fotografias tem direitos reservados à empresa, sendo proibida a sua utilização, com fins comerciais ou não.


LIMITAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
O Utilizador será responsável pelo conteúdo da informação enviada ou transmitida para o Site.
É do conhecimento do Utilizador que a utilização do Site poderá não ser 100% segura, existindo a possibilidade das informações enviadas/recebidas serem intercetadas por partes não autorizadas, não sendo a empresa responsável por falhas na segurança das comunicações e não assumindo qualquer responsabilidade pelo uso indevido da sua informação por terceiros.
O Utilizador reconhece que o acesso e utilização do Site poderá sofrer interrupções e que a informação do Site pode conter bugs, erros, falhas técnicas, problemas ou outras limitações. O Site pode conter ligações para outras páginas eletrónicas ou ser acedido através de outras páginas eletrónicas. Não pode a empresa ser responsabilizada pelas mesmas, nomeadamente pelo controlo dos conteúdos, disponibilidade, operacionalidade ou desempenho.
Nos termos máximos permitidos por lei, a empresa exclui qualquer responsabilidade, direta ou indireta, pela utilização do Site.


DISPOSIÇÕES FINAIS
No caso de violação dos presentes Termos e Condições, reservamos o direito de exercer toda e qualquer ação legalmente prevista. Além disso, reservamos o direito de, discricionariamente, dar como terminado o acesso ou utilização do Site, com ou sem notificação do Utilizador.
Os Termos e Condições de utilização do Site são regulados de acordo com as leis em vigor.
Se qualquer provisão aqui descrita for considerada ilegal, nula, ou por qualquer razão inexequível, essa provisão será eliminada ou reduzida nos termos da lei, não afetando a validade e exequibilidade das restantes provisões.
Reservamos o direito de alterar os presentes Termos e Condições sem aviso prévio. O Utilizador está vinculado à versão dos Termos e Condições no momento da sua utilização, pelo que recomendamos a sua consulta periódica.


Política de Privacidade
Respeitamos a sua privacidade e agradecemos a confiança que deposita em nós. Nesta Política de Privacidade explicamos quem somos, para que finalidades podemos usar os seus dados, como os tratamos, com quem os partilhamos, durante quanto tempo os conservamos, bem como as formas de entrar em contacto connosco e de exercer os seus direitos.
Os seus dados serão tratados por Duarte Nuno Alegre de Sousa Oliveira, NIF 218869517, com sede em Rua do Ouro, 108, hab. 5.7 4150-552 Porto, doravante "nós". Esta sociedade é a responsável pelo tratamento de dados pessoais no cumprimento do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados.
Para as questões relacionadas com o tratamento dos seus dados pessoais deverá contactar-nos através do seguinte email: geral@furada.pt

Porque precisamos da sua informação?
Nós trataremos os seus dados pessoais com as finalidades de gestão de clientes e marketing.
A informação que nos disponibiliza destina-se apenas a prestar-lhe um serviço mais adequado às suas características e necessidades. Como tal, e para efeitos de entrega de encomendas e contatos do Apoio ao Cliente, desde já informamos que os seus dados de contacto e morada serão transmitidos às empresas transportadoras e a prestadores de serviços subcontratadas para a realização dos serviços contratados pelos seus clientes.
Trataremos os seus dados para lhe enviar informações sobre produtos e serviços.
Este tratamento de dados será realizado apenas com o seu consentimento, prestado no momento de registo. Caso consinta, receberá comunicações de marketing através de e-mail e SMS.

O consentimento para o tratamento de dados pessoais para efeitos de marketing direto pode ser revogado em qualquer altura.
Os seus dados serão conservados até que pretenda a sua eliminação.
Política de Cookies
EXEMPLOS DE DAS COOKIES

As cookies são utilizadas para melhorar o serviço que lhe é prestado, como por exemplo:
- possibilitar a utilização de alguns serviços como o pagamento, que não seria possível sem as cookies
- permitir que um serviço reconheça o seu dispositivo para que não tenha de fornecer constantemente os mesmos dados
- reconhecer que já forneceu um nome de utilizador e palavra-passe quando ligado à área de cliente para que não tenha de o fazer sempre que consulta uma página
- contabillizar quantas pessoas estão a utilizar um serviço, permitindo assim garantir que a utilização é rápida
- analisar dados que nos permita saber como utiliza os serviços para que os possamos melhorar

Se não permitir que o sítio web utilize cookies, algumas páginas e funcionalidades não vão funcionar como esperado. Como exemplo, não poderá utilizar a lista de compras.
Se deseja apagar as cookies que já se encontram no seu computador, consulte a secção de "Ajuda" do seu navegador de internet.
Poderá ainda saber mais informações sobre cookies e como as gerir no sítio http://www.aboutcookies.org (Inglês) ou consulte a secção "Ajuda" do seu navegador de internet.