Skip to Main

Vinho Pata D'Urso Tinto 

Vinhas antigas 2019

Ano Vitícola: Depois de um ano vitícola marcado por grandes oscilações de temperatura e com precipitações anuais inferiores ao normal na região do Douro, apesar dos elevados níveis de precipitação ocorridos durante o mês de Abril, este ano caracterizou-se por um ano seco. Assim, de forma a encontrar o equilíbrio entre o álcool e a acidez das vinhas velhas de múltiplas castas para o Pata D`Urso Tinto 2019, iniciámos a vindima na Quinta da Furada no dia 14 de setembro de 2019.

Num ano em que foram alcançados objectivos e metas, como a reabilitação da nossa própria adega, um deles foi manter a produção de um vinho tinto “field blend” genuíno na própria da Quinta da Furada ainda mais leve. Assim nasceu o Pata D'Urso Tinto 2019 – Vinhas Antigas.

 

Através de uma selecção de castas antigas do Douro presentes nas vinhas velhas da Quinta da Furada, este vinho começou a ser ''desenhado''. A colheita foi feita manualmente. As uvas foram esmagadas e desengaçadas. Nos lagares de granito procedeu-se a uma maceração pré-fermentativa a baixas temperaturas durante 24 horas, seguida de longas pisas à antiga. Iniciou-se o processo de fermentação nos lagares, seguido de repouso e limpa em cubas de inox, com estágio em barricas de carvalho francês de 225 litros durante 36 meses, período após o qual foi loteado em cuba onde repousou 12 meses antes do engarrafamento.

 

Nota de prova:

 

O Pata D’Urso Tinto 2019 é um vinho complexo , que mostra claramente o Terroir Duriense das vinhas antigas da Furada num ano quente. Aromático e equilibrado, no nariz com notas de frutos silvestres e alguma especiaria, na boca a madeira mostra-se muito bem integrada no vinho, tornando-o suave, sedoso e delicado, com bom volume e uma excelente acidez que torna o final de boca bastante persistente e apetecivel.

 

 

 

 

 

Informação Técnica:

 

Álcool – 13%

pH – 3.55

Acidez total – 5.8 g/L

Acidez volátil – 0.67g/L

SO2 livre – 15 ppm

SO2 total – 55 ppm

Açucares totais – 0.6g/L

Vinho provindo de vinhas seculares que se encontram de 250 metros até aos 400 metros de altitude, com exposição sul, nascente e poente, com uma pequena área virada a norte.