Skip to Main

Pata D'Urso tinto Vinhas Antigas 2017

Ano Vitícola: 2017

Classifica-se como um ano quente, o segundo ano mais quente desde 1931, com valores de precipitação muito inferiores ao normal, classificando-o também como um ano extremamente seco, entre os 4 mais secos desde 1931. A vindima ocorreu nos dias 21, 22 e 23 de Agosto com uvas provenientes da Quinta da Furada em Ervedosa do Douro. As uvas mostravam grande qualidade e sanidade, peliculas bastante rijas e crocantes, com as grainhas maduras. O facto de vindimar cedo permitiu-nos obter uvas com uma acidez natural equilibrada para produzirmos vinhos frescos, elegantes e precisos.

Nota de prova

O Pata D’Urso 2017 é um vinho complexo , que mostra claramente o Terroir Duriense num ano quente. Jovem e equilibrado, no nariz com notas de frutos vermelhos e alguma especiaria, na boca a madeira mostra-se bem integrada no vinho, tornando-o elegante e delicado, com bom volume e uma excelente acidez que torna o final de boca bastante persistente.

 

 

 

Informação Técnica

Álcool – 14%

pH – 3.66

Acidez total – 4.8 g/L

Acidez volátil – 0.6 g/L

SO2 livre – 20 ppm

SO2 total – 85 ppm

Açúcares totais – 0.8g/L

Vinho provindo de vinhas seculares que se encontram de 250 metros até aos 400 metros de altitude, com exposição sul, nascente e poente, com uma pequena área virada a norte.

"Uvas provenientes das vinhas velhas da Furada, em Ervedosa do Douro. Estágio longo em pipas de carvalho francês. Vinho de boa concentração e muito cuidado na extracção. É seda na entrada, veludo no fim de boca e permanece vários minutos no palato. Complexidade notável, sugestões de grafite, café torrado e figos secos".

FERNANDO MELO, renomado crítico de vinhos e gastronomia de Portugal

A opinião de quem prova:

"Os meus Parabéns, muito poucos produtores têm uma estreia deste nível. Adorei o nariz e a elegância. Bom fim de boca que felizmente é seco, ao contrário de alguns “amigos” do produtor que descreveram como doce. Muito “charmoso” e borgonhês, que aprecio muito. A minha mulher adorou a garrafa “rótulo”, também o vinho. A madeira está muito bem casada, na boca ninguém diz que tem 14 graus. São as vinhas velhas, desculpe antigas, a brilhar. "

"Aroma com uma complexidade evidente. Vegetal e terroso, com fruta vermelha (doce de framboesa e morango), iogurte, esteva, algum fumo e especiaria, menta, frutos secos, notas de carne, garrigue e confeitaria. Na boca mostra certa leveza com alguma estrutura e tanino muito macio. Nuances de madeira doce, caroço de cereja e doce de cereja. Final de comprimento médio, mas agradável e gastronómico".

 

 

"Então, cheira-me a frutos vermelhos, morangos e coisas assim mas não sei se é suposto. Roda muito bem no copo, tem uma cor bonita, deixa uma lágrima maravilhosa no copo, bem complexo na boca, pouco adstringente, escorrega super bem! Sem dar conta, lá se foi a garrafa toda "

 

#Furadalovers

"Abri o teu vinho e degustei-o como uma verdadeira relíquia! Um verdadeiro néctar dos Deuses. Cheio de doce de fruta vermelha, com o toque no sabor, misturado com madeira q.b.. De uma suavidade e ternura sublimes!! Um deleite!!! Maravilhoso!! Verdadeiro regozijo!!!"

"Olha, achei que está muito bem conseguida. O rótulo tem dourado, textura, dando o ar premium onde o vinho se encaixa. Também achei bem teres usado as rolhas clássicas de cortiça (e não aquela amálgama que muitas usam hoje em dia) que dá sempre um maior gosto em abrir. Acho que a apresentação está muito bem conseguida."

 
 
 
    
 

Deixe-nos também a sua nota de prova!

" O vinho demonstra uma suavidade e uma envolvência de aromas a fruta silvestre madura, típica do Douro. Mas a diferença é que neste caso não é um sabor cansativo, porque a frescura e a acidez equilibram o vinho.

Senti também a baunilha integrada na madeira e a presença de taninos suaves.

Na minha opinião é um vinho pronto a beber mas que vai dar ainda mais prazer com a evolução em garrafa. Os aromas vão evoluir e abrir mais, a madeira vai desaparecendo dando lugar a um crescimento da frescura e leveza do vinho. Mais uma vez parabéns!"

    

" A garrafa veio com defeito... devia ter um furo pois o vinho desapareceu rápido e eramos só os dois a jantar Parabéns, vinho delicioso, muito bom! "